5 dicas para criar conteúdo de qualidade para redes sociais

Atualizado: Jul 20

Se você não sabe como criar conteúdo de qualidade para redes sociais, fica atento que este post é para você. Para começar, é importante saber: redes sociais é um diário online. Isso independe do seu uso, se pessoal ou empresarial. Entendendo que as redes sociais foram criadas inicialmente pensando em pessoas físicas e não empresas, você já começará a entender a dinâmica que o algoritmo por trás de qualquer rede trabalha, certo? Imagens diárias. Sim, imagem/vídeos são essenciais para o trabalho dentro das redes e isso é uma discussão muito intensa principalmente com o Instagram, já que atualmente é uma das redes sociais que mais tem mudanças recorrentes no seu algoritmo.


Mas, e as empresas? Como criar conteúdo de qualidade?

As empresas têm que estar onde estão seus compradores correto? Sim. E por isso listamos essas 5 dicas fundamentais para criar um conteúdo de qualidade para redes sociais.

A primeira dica fundamental para criar um conteúdo de qualidade para redes sociais parte de uma pergunta: o que você escreveria em um diário?


1- Coisas do cotidiano (?)

2 - Eventos marcantes (?)

3 - Festas (?)

4 - Dicas (?)

5 - Coisas importantes que não pode esquecer (?)

6 - O que aconteceu no seu dia (?)

Certo, se você escreveria alguma dessas coisas acima estamos no caminho certo. Criar conteúdo para redes sociais vai muito além de colocar o que vem na mente na hora lhe convém. É preciso muito planejamento e dedicação. Parar bem antes da data que você pretende fazer o post e produzir. Primeiro, pense no seu perfil, no seu negócio, no seu público – o que ele procura ler? Quais as dores e amores de seu público?

As 5 dicas para criar conteúdo de qualidade para redes sociais são:

1- Saiba quais são as dores de seu público

Se você fala com um público de adolescentes no ensino médio, sabe que uma possível dor deles é o vestibular. Se você fala com público de mães recentes, sabe que uma possível dor delas é como cuidar de seu filho recém nascido ou como recuperar o seu corpo no pós parto, e assim por diante.

2- Saiba o comportamento online de seus seguidores

Analise qual o perfil principal dos seus seguidores, qual a faixa etária, o sexo predominante, e comece a traçar personas (perfis de com características específicas que exemplificam seu público).

3 – Pesquise, Pesquise e Pesquise

Pesquisar é fundamental. Procure sempre as fontes mais conhecidas e confiáveis e sempre confirme as informações com outras fontes secundárias para não começar a difundir assuntos irreais e fakenews nas redes.

4 – Se você vende Ovos, não fale só sobre Ovos

Se você vende ovos, para o seu público também é interessante saber sobre a galinha que produz os ovos de outro, compreende-me? Não é difícil, se torna até mais fácil pensar em conteúdo quando você não tem que elaborar sobre um único assunto. Exemplo: Seu negócio é sobre alongamento de unhas. Talvez seja importante abordar não só sobre os próprios alongamentos, como também sobre todo o universo feminino de bem-estar e estética. Isso trará mais conteúdo relevantes e interesse por meio do público.

5 - Datas comemorativas são importantes, mas não todas

Quando estiver pensando no conteúdo para sua rede social, sempre deixe um espaço para as datas comemorativas, porém cuidado! Não são todas as datas que são importantes para o seu negócio e datas que são aleatórias a sua área de atuação podem ser até repulsivas e criar aversão ao público. Exemplo: no perfil de uma nutricionista faz sentido fazer um post comemorativo sobre o Dia Mundial da Saúde, ou da Nutrição, mas, talvez não faça sentido algum publicar sobre o dia Mundial do Rock só porque você quer gerar conteúdo – isso poderá trazer pessoas erradas para o seu perfil e despencar o engajamento do público.


Espero que essas 5 dicas para criar conteúdo de qualidade para redes sociais tenham te ajudado. Temos outros posts que vão te ajudar ainda mais a criar conteúdos de qualidade. Leia mais: Personas, o que são e como fazer? E após ler comente qual persona seria Cersei Lannister, por exemplo ;P


  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
  • Twitter

© 2020 por Versus Marketing Digital.
CNPJ:  30.068.124/0001-70 | End.Comercial: Av. Tancredo Neves, 2227, Salvador Prime - Caminho das árvores - Salvador, BA.