• Clovis Fortuna

Influenciadores Digitais: como escolher o melhor para o seu negócio

Atualizado: Jun 5

Agora que você sabe quem pode ser um influencer (ou influenciador digital), vai ser mais fácil entender qual o melhor para representar o seu negócio. E aqui vamos fazer uma listagem com exemplos de perfis para que você entenda como, onde e porque certas pessoas podem ser interessantes ou não para sua marca. E se você é um influenciador, fique atento também pois terão dicas que irão te ajudar a melhorar o seu posicionamento digital.

Se você não leu o artigo “Influencer: quem são?”, sugiro que leia para entender quem/o que/ pode representar sua marca. Mas, já sabendo o que são, vamos prosseguir começado a explicar as principais áreas que os influenciadores digitais abordam. Lembrando, eles podem emitir opinião e construir imagem sobre tudo, desde moda à games ou até livros e gibis, mas, aqui abordarei as grandes áreas: Fitness, Lifestyle, Viagens, Política, Gastronomia, Pet.


Sim, essas 6 áreas são as principais temáticas abordadas pela grande massa de influenciadores digitais nos dias atuais. Aí você pensa: mas meu negócio não é sobre nada disso, o que eu faço? Calma, sempre existirá o influenciador certo para o seu negócio. Mesmo que sua empresa seja sobre fabricação de pregos para construção civil – o que seria extremamente específico para os dias atuais – existirá uma criatura que vai ser um arquiteto ou engenheiro influente em suas redes que poderá gostar e indicar o seu produto para seus seguidores, acredite. Então, sem mais aflições, continuemos. Essas 6 áreas foram delimitadas como exemplificação, para que você entenda como escolher um influenciador para o seu negócio quando você tem muitas opções disponíveis. É pela quantidade de seguidores? Quantidade de curtidas? Comentários? Quantidade de canais que ele aparece?

Não. Na realidade é pelo conjunto de tudo isso. Uma análise inicial importante a ser feita e muitos empresários (ou publicitários) esquecem de fazer é: de onde é o público majoritário desse influenciador? Vamos aos exemplos:

@tabatchang x @patriciacostasantos


Você tem um negócio cujo a temática é FITNESS. Vamos combinar, você trabalha com suplementação alimentar na região do Rio de Janeiro. Certo, em uma determinada academia malham duas influenciadoras fitness que seriam perfeitas para representar a sua marca, como escolher a melhor?

Como exemplificação voltada para a realidade nós temos a @tabatchang e a @patriciacostasantos. Ambas da região do RJ, fitness, só que a primeira com mais de 741 mil seguidores (instagram) e a segunda com mais de 613 mil seguidores (no momento deste post). Muitas pessoas acreditariam que fosse melhor escolher a primeira, no caso a Tabata Chang, por causa da quantidade de seguidores, mas, será que realmente seria a melhor escolha para o público do seu negócio? Pode ser que sim, como pode ser que não. O que temos que analisar não é quem tem mais seguidor, até porque pode ser que só tem 10% de seguidores cariocas e o restante esteja espalhado pelo mundo enquanto a outra tem 80% dos seguidores cariocas, por exemplo (não que isso seja real, é apenas um exemplo). O que de fato analisaremos é: quem é o público do meu negócio?

Se seu público é formado mais por mulheres que já tiveram pelo menos um filho, cariocas, casadas, que gostem mais de assuntos relacionado a família e fitness, a melhor opção seria a da Patrícia, mesmo tendo menos da metade dos seguidores da Tabata. Porém, se seu público maior é formado por jovens mulheres que gostam de fitness e conteúdo de cunho menos sério e mais descontraído, a Tabata seria uma opção excelente – claro que sempre isso aliado a análise dos seguidores da pessoa, o nosso queridíssimo e essencial Mídia Kit (quem são, onde estão e principalmente estar ligado ao engajamento do perfil!)



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