• Clovis Fortuna

Personas: o que são e como fazer

Personas são personificações de público-alvo e servem para ajudar a elaborar estratégias de marketing mais bem delimitadas e direcionadas. Um exemplo vai esclarecer melhor o que quero dizer, vamos lá?



Ex.: Temos uma loja de roupas fitness em Copacabana, no RJ. Esta loja já tem a delimitação do público-alvo deles que seria:

Mulheres, 25 a 34 anos, classe A, moradoras de Copacabana e bairros adjacentes (Ipanema, Leblon).

Como então seria a persona?

A persona seria pegar essa informação de público-alvo e criar uma personagem (ou vários personagens) com intuito de criar uma imagem mental (e física) para os consumidores desta marca.

Como ficaria uma persona para esta loja?

Mariana, 32 anos, moradora de Copacabana, empresária do ramo de medicina, se exercita todos os dias na orla do bairro em que reside porque procura um estilo de vida saudável não só através de exercícios como também através da alimentação (...)

Acima um exemplo rápido do que seria uma persona, esta é Mariana, minha persona. Porém poderia ter Mariana - Médica, Juliana - Personal, Ana - Dona de Casa, e por aí vai. As personas podem ser múltiplas desde que tenham relação real com o negócio estudado. E mesmo que o público alvo seja predominantemente feminino, podemos também ter personas masculinas, tudo depende de caso a caso. Outro exemplo, se nessa mesma loja 35-40% do público de compradores é masculino, mesmo que a loja tenha o seu público-alvo delimitado como feminino, então também se poderia criar uma Persona masculina.

Ex.: Marcos, 27, morador de Ipanema, estudante de engenharia ambiental, costuma ir malhar 5 vezes na semana com a namorada, em uma academia do bairro onde reside. Ele gosta de tudo que representa conforto e tecnologia, e consome artigos fitness com recorrência. Ele também costuma presentear a namorada com frequência com artigos parecidos com os que compra para ele. Marcos os considera como o casal fitness mais bem visto no instagram pelos amigos e familiares (...)

Este exemplo sobre Marcos pode demonstrar que ele pode não ir consumir na loja de roupa fitness algo para ele, mas pode comprar ocasionalmente para presentear a namorada, ou até para ambos.

Sempre que for fazer uma persona pense no máximo de detalhes que aquela persona possa ter. Se tem filhos, se é solteiro, de onde é morador, como se locomove, no que trabalha, o que ler, o que usa como fonte, hábitos, se tem animais, etc. Quanto mais detalhes (dentro das possibilidades reais) melhor! Então, quanto melhores as informações de público-alvo melhor também serão suas personas.


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