- Clovis Fortuna
Qual é o público-alvo do meu negócio online?
Atualizado: 5 de Jun de 2020
Esta é uma pergunta fundamental para se fazer quanto tem um negócio – seja online ou presencial (ou ambos, porque, hoje em dia, presencial sem suporte online tá difícil). Porém, foca no público e vamos nessa:
Qual o público-alvo do meu negócio online ?

Tem diversas maneiras de você conseguir delimitar o público-alvo de seu negócio. As mais utilizadas se baseiam na análise do que é consumido para então entender o seu consumidor. Porém, atualmente essa análise é muito vaga. Exemplo para lojas físicas: Se em uma loja de sapatos 60% de sapatos vendidos são sandálias femininas tamanho 37, isso pode significar inicialmente que o público majoritário seriam mulheres adultas, correto? Não. Mesmo que o produto mais vendido seja feminino, o tamanho dele não quer dizer que o consumidor é adulto (podem ser adolescentes, por exemplo) nem que são mulheres (podem ser homens comprando sandálias para presentear). Isso tudo é uma situação hipotética mas trás a tona a questão principal: Delimitar público-alvo não depende só de compreender o produto e sim o comportamento de quem compra!
Online, essa conversa toda é muito mais simples. Conseguimos ter através de qualquer e-commerce de qualidade (ou redes sociais), os dados dos compradores (visitantes, seguidores...) e estatísticas de idade e sexo, dentre outras informações. Então torna-se muito mais prática a delimitação. Inclusive a dica é: Observe suas redes sociais, transforme-as em perfis comerciais e comece a analisar os dados. Em seu site, tente sempre captar leads, pegando nome e pelo menos o contato de e-mail. Assim você saberá delimitar perfeitamente o seu público e criar conteúdos e campanhas melhor delimitados e segmentados, que por sua vez terão melhor retorno para seu negócio.